domingo, 29 de novembro de 2009

Conversa de criança


Domingo. Estou na janela de minha casa, nada para fazer. Mas na casa em frente, na calçada, três meninos conversam trivialidades entre si – como só os meninos sabem fazer.

“Aquele cachorro é muito inteligente”, diz um deles, apontando para o animal que se coça ao longe, “ele leva o jornal para o seu dono.”

De repente me flagro atento à conversa e imagino a cena de filme americano: um animal que zelosamente mantém seu dono informado com as notícias do dia, enquanto lhe lambe as faces em subserviência e felicidade.

A infância também tem das suas disputas, uma delas é não ficar para trás em alguma conversa e o outro garoto, a despeito do que disse o primeiro, revela a proeza de seu bicho:

“O meu gato também é muito inteligente, pois ontem, sabendo que era dia de vacinação, não desceu do telhado.”

Continuo achando graça. O segundo menino mostra acontecimentos que vejo com mais freqüência.

Já o terceiro, que até então estava incógnito em meio à conversa dos outros dois, pode até não ser o que mais esteja à vontade com os acordos de verdade do mundo, mas com certeza é o mais criativo dos três.“Pois o gato lá de casa é mais inteligente ainda, imaginem vocês que ele saiu de casa, foi vacinar e voltou para casa sozinho.”

Os outros dois riem, não sei se em concordância ou negação daquilo que foi dito. As horas passam, vem a noite, se sobrepondo à tarde e mais uma vez a inocência da infância suplanta a dura realidade de uma véspera de segunda-feira.

5 comentários:

  1. Dizem que todo menino tem parentesco com o diabo. Sei não, acho que o diabo que é que parente com menino. O legal é que o texto passa ao leitor que os três meninos perante o mundo estão completamente na surdina. Só os três e seus pensamentos para lá de criativos preenche o mundo todo naquele momento. Que experiência gostosa de ler. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Puxa Thomaz...
    Que legal este texto...

    ultimamente tenho revivido muitos dos momentos de criança... quer dizer.. revivido na minha memória..

    Pára e tento fugir da realidade.. me lembrando dos bons momentos...

    Estou me sentindo meio perdida no tempo... sei lá....

    Um beijo e ótma semana pra ti e pra família!!!

    ResponderExcluir
  3. Incrível a maneira como você conseguiu trazer ao seu texto essa atmosfera lírica, de um tempo em que só vive uma vez. Talvez resida na simplicidade de conversas tais a beleza de se ser criança, onde o mundo é menos importante e, por isso, mais verdadeiro e belo. Parabéns pelo texto. Abraços,
    mR.

    ResponderExcluir
  4. minino goooosta de contar vantagem na frente dos outros... não q isso mude muito com o avançar da idade =p

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Thomaz, pois é sinto muito mesmo deste mundo, tanto que as vezes penso que vou enlouquecer de tanto pensar, sinto como estes meninos aí do texto, descubro todos os dias novas coisas, o triste é que descubro muito mais estupidez do que gostaria bem em frente ao meu nariz...abraço

    ResponderExcluir