domingo, 27 de dezembro de 2009

Os grandes mistérios do mundo

Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência.

– Arthur Schopenhauer

Quando criança eu queria a solução dos mistérios do mundo. Também achava difícil uma explicação de base material para tudo o que existe. Duvidava, mas não com estas palavras, duvidava com palavras de criança. Apelava sempre para uma retorsão que ia até o infinito e terminava por dar um nó em minha cabeça. Deus fez o mundo, fez tudo, mas de onde Ele vinha? Perguntava.

Cresci e como diria Pessoa, estudei, amei e até cri, ainda assim não me satisfazia com o que se apresentava a mim. Estudei filosofia, busquei os mecanismos do mundo e aprendi que existem mistérios que não são tocados pela limitação humana.

Hoje em dia, ainda sem nenhuma certeza de minha existência material, gosto de pensar no mundo como um livro em que Deus escreve continuamente, enxertando ou excluindo personagens da história do infinito. Deus estabelece a trama, cria as reviravoltas da estrutura, vai moldando o caminho das personagens. Fico imaginando que tipo de história faria se esse enredo parasse em minhas mãos só um instantezinho que fosse. O que seria? Um drama? Humor? Ficção científica? Policial? Talvez eu fizesse um poema mesmo, se eu soubesse ser poeta.

Às vezes me angustia pensar que o mistério da vida possa ser apenas o mistério da vida. Eu queria que fosse diferente. A minha vizinha, por exemplo, sempre relaciona o surgimento de um fenômeno natural aos seus joanetes doloridos ou então justifica a ruína financeira de alguém por meio de uma série de eventos comuns como o mau olhado – nada que um galhinho de arruda não dê jeito, ela diz. Para ela o mistério do mundo não existe, pois as causas do mundo estão no próprio mundo, para que todos possam ver. Se ela não consegue responder algo, diz que foi a vontade de Deus e pronto, tudo resolvido. Minha vizinha não sabe quem foi Platão. Nunca deve ter lido Kant. Não sabe para que servem as leis de Newton. Exegese bíblica para ela deve ser palavrão e com certeza não sabe que graças a Einstein o universo não é mais plano como cria Euclides. Nossa, tem gente que realmente sabe o que é viver.

6 comentários:

  1. Como já ouvi por aí (House MD): A ignorancia é uma benção. hehehe
    Claro que é um exagero, mas tendo a aceitar como fato.

    Feliz Ano Novo :)

    ResponderExcluir
  2. É...
    Eu entendo o que você quer dizer...

    A Bíblia estava certa ao dizer que a letra mata o homem.... lutamos tanto para saber, entender as coisas que não conseguimos absolutamente nada... e ficamos com as dúvidas bem maiores do que de início.

    De fato, feliz é sua vizinha, pois dentro de si carrega uma certeza que ainda não temos...
    =\


    Um beijo meu querido, e ótimo 2010 pra vc!

    ResponderExcluir
  3. É... Esse é um texto realmente filosófico. Penso Thomaz como Sócrates já pensava lá no século IV a.C. O que parece ser, na verdade não é. A ignorância é da ordem daqueles que a procuram. Os passos de gênios , como Galileu, Einstein ou Newton, em relação aos mistérios do mundo exerceram sempre uma relação necessária com a mais completa ignorância, ao contrário de sua vizinha que está imbuída de Verdades. Tenho preferência pelos que buscam a ignorância.

    ResponderExcluir
  4. Este caminho não tem volta não é mesmo meu amigo?! Alguns perdidos nas perguntas sem respostas e outros sem uma questão que seja. Até breve...abraço...

    ResponderExcluir
  5. Questões que sempre nos farão refletir. Ateus ou não, os mistérios continuam. E porque falaste em Pessoa, lembrei-me do Caeiro:

    O mistério das coisas

    O mistério das coisas, onde está ele?
    Onde está ele que não aparece
    Pelo menos a mostrar-nos que é mistério?
    Que sabe o rio disso e que sabe a árvore?
    E eu, que não sou mais do que eles, que sei disso?
    Sempre que olho para as coisas e penso no que os homens pensam delas,
    Rio como um regato que soa fresco numa pedra.
    Porque o único sentido oculto das coisas
    É elas não terem sentido oculto nenhum.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei o post e quero lhe desejar um feliz 2010!

    Beijo grande
    Carpe Diem!!

    ResponderExcluir