domingo, 3 de janeiro de 2010

O que você tem a fazer este ano?


Fim de ano é a mesma coisa, aquele monte de listinhas que se faz para se melhorar de vida no ano seguinte. Parar de fumar, parar de comer, ser uma pessoa melhor. Enfim, o ano que termina sempre deixa algo a desejar, daí a intenção de fazer as tais listinhas: preencher as lacunas da vida. Depois do espocar dos fogos, a humanidade tem mais 365 dias para purgar os seus erros. Se for fato que o mundo foi concebido em sete dias, é tempo bastante para se ajeitar a vida.

Tempo é algo curioso, ele não existe, é apenas mais uma de nossas convenções. Vivemos no infinito e para que não enlouqueçamos no eterno, sabendo que todo o universo, e o que há nele, existirá indiferente à nossa presença, inventamos algo que só existe em nossas cabeças: o tempo. Afinal, não fará diferença para um cachorro, por exemplo, se são três horas da tarde, ele no máximo irá cheirar o relógio. Mas para quem só tem quinze minutos para executar algo complexo, três horas é o paraíso.

Então se o tempo não existe por si próprio e sim em nossas cabeças, o que nos resta é a fé. Fé naquilo que não se pode ver. A passagem do ano é um rito de passagem onde se tenta atrair a boa vibração do que é novo. Nestas horas vale tudo, apelar para todos os santos, para todas as crenças ou simpatias. O importante é acreditar no bem. No fim das contas, acreditar no bem, ainda é a melhor pedida para o ano que acaba de chegar. Comer lentilha, pular onda, tomar banho de mar. A melhor simpatia para 2010 é ser feliz. Feliz ano novo.

P.S – Gostaria de avisar aos leitores deste blog que, devido a problemas pessoais, nas próximas duas semanas não serei tão atento a todos os que me dão tanta atenção. Desde já sou grato a compreensão, prometendo retornar à normalidade nos próximos vinte dias.

9 comentários:

  1. Bela discussão sobre o tempo. Mesmo que alguns apontem pessimismo, vejo muita clareza e realismo no texto!
    Gostei!

    F.M.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em tudo, Thomaz!
    Quisera eu saber colocar assim em tão direto e belo texto.

    Feliz Ano Novo para ti também!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Thomaz...

    Acho que no fim de tudo, o que mais vale desta história é ter pensamentos posivitos e agir positivamente em favor de si e dos outros.

    Um belo 2010 pra ti.. tudo de bom!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Thomaz,

    Feliz Ano Novo! Que haja tempo suficiente. E gostei de ler "Vivemos no infinito".

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Thomaz amigo, muito bom texto, vamos seguir e viver a cada dia novo com gestos novos...bom ano para ti, muitas realizações e ideias sensacionais, rsrsrs...abraços

    ResponderExcluir
  6. Thomaz, é sempre muito bom vir aqui. Essa questão do tempo muito me atrai. É uma condição que nos faz ver toda a essência que temos e que buscamos. Muito lindo seu texto (aliás, seus textos em qualquer tempo). Imagine se não vou lhe desejar que aproveite bastante seu tempo de descanso e todo o ano de 10? Muita saúde e paz para você e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. taí, nunca fiz uma lista de fim de ano.

    ah, e concordo que essa simpatia q vc falou no fim é a melhor de todas =D

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito! Gostei tanto de ler este texto. Você o deixou tão leve que numa fração pequena de tempo, destino, conceito tão complexo e discutido, pareceu estar em minhas mãos. Com certeza pularei sete ondinhas no réveillon.
    Beijos e Feliz 2010.

    ResponderExcluir
  9. heheheh bem menos duro que meu texto de ano novo, mas igualmente reflexivo.
    Espero que seus problemas se resolvam rapidinho.
    E ano novo bomrs

    ResponderExcluir