quarta-feira, 16 de março de 2011

Humana oração


Deus – que todos sabem, excede em sabedoria o pensamento de qualquer homem – fez de mim homem pequeno. E mais ainda, pequeno entre os pequenos. De tudo que acontece neste mundo, vejo que em quase nada nele possuo par. Se alguém me aponta algo e diz, e tu, o que achas, me escandalizo e em cólera apenas posso retorquir, que sei eu deste mundo a ponto de me aventurar com a possibilidade de dizer algo sobre ele?

Não penso muito nas pequenas coisas e menos ainda nos grandes milagres que por ora estão cá neste mundo. Penso às vezes nas grandes frustrações, nas limitações que, por natureza, estão presentes em mim e às vezes me conformo ou então simplesmente me debato com o aquilo do qual não sou dotado de entendimento. Sou pequeno, sou limitado e afinal, quem quis que as coisas fossem assim?

Deus, onde estás nesta hora em que me afligem as angustias que me comem o juízo? Dizem que tu, para morares em todo lugar e amar a todos em igual maneira, dividiu-se em pequenos pedaços, porque és enorme e é dessa grandeza de que agora depende o meu espírito – porque embora limitado e frágil como um vaso de barro, tenho um espírito e este é imortal. Deus, que nestas horas vela por mim, que sabes da queda de cada fio de cabelo meu, ampara-me, me mantém atado, untado e firma à tua vontade. Mas eis que brota em mim a condição humana e esta vontade insaciável do Ser tornar-se não-Ser e já não tenho a mesma força de antes. Agora que o pensamento domina a matéria de que sou formado, infundindo em cada fibra da existência o gérmen do medo, volvo ao alto os olhos em busca de auxílio. Deus, tu que és capaz de cuidar das grandes coisas, volta também teus olhos aos pequenos homens!

6 comentários:

  1. Olá, Thomaz! Eu havia lido esta oração ontem através do goole Buzz mas não comentei. Estava tão caído (irmão com câncer, meu pai caiu doente, o universo dando uma sacudida perturbadora...) Hoje acordei mais pedinte e esta sua belíssima prece me refez um pouco os ânimos. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Querido, não pode existir contradição de nenhuma espécie quando sinto ser você um grande homem, ou por que não dizer uma grande criação divina. Expressão com tamanho teor espiritual como essa que aqui postaste, dificilmente irei me deparar até o fim da minha vida.
    Que bom que me acompanha, aliás, que bom que te acompanho.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thomaz! Tudo bem?

    Ó, passei por aqui para dizer indiquei você para o Selo Stylish Blogger Award. Se quiser o blog reconhecido por esse selo, é só seguir instruções no link abaixo, no post referente a indicação.

    http://sovimpraescrever.blogspot.com/2011/03/selo-stylish-blogger-award.html

    Espero que tenha gostado.

    Beijo da Petit!

    ResponderExcluir
  4. Belíssima oração! Adorei.

    Fica com Deus e continue escrevendo coisas tão lindas!!
    Bjks no ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Adorei o seu blog, convido você a passar no meu blog de textos, obrigado, te espero lá.

    ResponderExcluir
  6. Nossa..
    Que belas e sábias palavras!
    Adorei!

    Abs,

    ResponderExcluir